10 anos de investimentos: Santana de Parnaíba se consolida como referência em educação e entrega 31 novos colégios

10 anos de investimentos: Santana de Parnaíba se consolida como referência em educação e entrega 31 novos colégios

0 0
Read Time:4 Minute, 41 Second

A prefeitura entregou uma média de três novos colégios por ano desde 2015, mesmo com a crise econômica entre 2015 e 2016 e a pandemia de covid-19 entre 2020 e 2022, que paralisaram obras e reduziram investimentos pelo país.

Em 7 de fevereiro de 2015, a Prefeitura de Santana de Parnaíba inaugurou o Colégio Municipal Mariazinha Fernandes, no Bairro 120. A entrega dessa escola marcou o início de um projeto ousado da gestão municipal em construir colégios amplos e modernos, com foco em inclusão social, uso de tecnologias e pedagogia eficiente. Em 10 anos, 28 novos colégios foram entregues pela prefeitura – um recorde na história da cidade, que evidencia a prioridade do governo municipal com a educação e consolida Santana de Parnaíba como referência na área.

Mas esse trabalho continua. Isso porque estão em fase final as obras de três novos colégios nos bairros Chácara Solar II, Fazendinha e Colinas da Anhanguera. Na última década foram 31 escolas entregues ou por inaugurar – o que dá uma média de três novos colégios por ano. Isso é ainda mais extraordinário se levarmos em conta a crise econômica entre 2015 e 2016 e a pandemia de covid-19 entre 2020 e 2022, que paralisaram obras e reduziram investimentos pelo país.

Em 2023, as obras de quatro novos colégios foram aceleradas. Desses, a gestão entregou em fevereiro deste ano o Colégio Professor Carlos Alberto de Siqueira, no Bairro 120. Com cerca de 7,5 mil metros quadrados, a nova unidade educacional conta com 20 salas de aula, biblioteca, auditório, ginásio poliesportivo, laboratório de informática, banheiro PCD com alarme, dispenser automático nos banheiros, sala de inclusão, livros em braile, salas de aula com lousa que não utiliza giz, entre outras novidades. O espaço tem capacidade para atender 2,6 mil estudantes, divididos nos três turnos, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. 

Novas obras

Entre as escolas cujas obras estão em fase final, o Colégio Chácara Solar II, na região da Fazendinha, terá uma área de 3,6 mil metros quadrados e a previsão é que a nova escola contemple 275 alunos em período integral. A infraestrutura do espaço será entregue à população com nove salas de aula, duas salas multifuncionais, dois berçários, 32 vagas de estacionamento, playground e quadra coberta.

Também para ampliar a oferta de vagas, a prefeitura está construindo o novo Colégio Abelardo Marques da Silva, na região da Fazendinha. O espaço terá uma área construída de 8 mil metros quadrados, com 20 salas de aula, salas de informática, auditório, biblioteca, sala de robótica, sala multifuncional, estacionamento, além de um ginásio com quadra esportiva, arquibancadas e vestiários. A previsão é atender 1,7 mil estudantes nos três períodos.

Já a construção do novo colégio Sete Anões visa ampliar o número de vagas do ensino infantil na região do Colinas da Anhanguera. O equipamento público terá 6,3 mil metros de área construída, com 20 salas de aula, sendo duas multifuncionais, auditório para 260 pessoas, ala administrativa, quadra poliesportiva, playground coberto, além de cerca de 30 vagas de estacionamento. O espaço deverá atender mais de mil estudantes. 

Novos projetos

Além desses colégios que devem ser inaugurados em breve, a administração municipal já iniciou o projeto da construção de dois colégios infantis, nos bairros Cidade São Pedro e Suru. A unidade do Cidade São Pedro atenderá mais de 700 alunos. Sua área total de 2,8 mil metros quadrados de construção contará com 12 salas de aula, duas salas multifuncionais, playground interno e externo, lactário, entre outros espaços. Já o colégio do bairro Suru beneficiará mais de 400 crianças, numa área total de 9,5 mil metros quadrados, com oito salas de aula, dois berçários, duas salas multifuncionais, um parque com playground, quadra de vôlei de areia e academia ao ar livre.

Investimentos

Nos últimos 10 anos, a prefeitura realizou uma série de investimentos que fizeram a cidade melhorar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e ser reconhecida como a melhor em educação do Estado de São Paulo em 2022, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, na 2ª Edição do Prêmio Band Cidades Excelentes. Entre os destaques do município, estão as aulas de robótica, o Centro de Línguas (aulas de inglês, mandarim e espanhol), o Parnaíba Idiomas (plataforma de formação on-line em 25 línguas para pessoas com idade acima de 13 anos) e os programas Mind Lab e Connect. 

Importante destacar que Santana de Parnaíba é uma das poucas cidades do Brasil com o ensino 100% municipalizado e que a prefeitura entrega anualmente, de forma gratuita, uniformes escolares e kits de material aos mais de 32 mil alunos da rede. Além disso, a alimentação dos estudantes tem cardápio elaborado por nutricionistas, com uso de produtos da agricultura familiar, para garantir que as mais de 65 mil refeições servidas diariamente nos colégios auxiliem no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Leia também: InovaCidade: Santana de Parnaíba recebe um dos maiores prêmios de cidades inteligentes da América Latina


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba – Foto: Fabiano Martins/SECOM-Stna de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *