Nesta terça-feira (09), na 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Barueri, vereadores trocaram farpas e o clima esquentou no plenário.
No momento das explicações pessoais, na tribuna, o vereador Fabião (PSDB) respondeu ao questionamento realizado pelo vereador Kascata (União) na 13ª Sessão Ordinária.
- Leia mais: “Queria saber se o vereador Fabião vai ser candidato à prefeito”, questionou o vereador Kascata
“Quero aproveitar que o vereador Kascata se encontra no plenário, semana passada ele questionou aqui nessa tribuna, se eu seria candidato à prefeito ou não. Eu evitei de vir aqui nessa tribuna ao longo desses meses, evitei de falar aqui, porque o Brasil ainda não tá em uma situação boa pra gente subir aqui e ficar falando besteira, então, quando eu não tenho nada pra falar eu simplesmente fico aqui e assisto aos meus amigos falarem, (depois) pego e vou embora”, iniciou suas explicações o vereador Fabião.
Que continuou, “eu fiquei sabendo que o vereador Kascata questionou aqui nessa tribuna se eu seria ou não candidato à prefeito“, olhando para o vereador, Fabião enfatizou, “eu até vou responder vereador Kascata, desde que, você responda pra mim agora, já que o senhor está se baseando em boatos e disse me disse, vamos dizer fofoca. (Me responda) se vossa excelência também irá o ano que vem compor com o ex-prefeito Gil Arantes. Porque o que falam por aí é que o senhor tá mandando primeiro a sua assessoria, […] para dar aquela base, para que o ex-prefeito possa aí ganhar tempo e que o senhor vai ficar na base do prefeito Furlan, como dizem aí, até a última gota, vai tomar até a última gota. Aí, depois de o senhor tomar a última gota, até porque o senhor é uma pessoa muito agraciada pelo governo Rubens Furlan, o senhor vai pegar e criar algum fato, que em isso o senhor é bom, e o senhor vai pegar e ir de vez acompanhando a sua assessoria, junto ao ex-prefeito Gil Arantes, então, antes de eu responder, o senhor me responda por favor, se é verdade ou se é mentira, o que o senhor falar aqui eu vou acreditar”.
Em resposta o vereador Kascata pediu uma parte e disse, “primeiro eu queria falar pra você, que eu encaro a política com muita sinceridade, acho que o senhor foi infeliz, quando o senhor subiu nessa tribuna e falou que eu falei besteira […], (quando) o próprio vereador falar que vai vir a ser prefeito, não é nada demais. Eu e meus nobres pares aqui na sala de reunião, a gente escutou várias vezes o senhor se pronunciando e falando que não queria mais ser vereador, que estava de saco cheio de ser vereador e que o senhor queria ser prefeito. […] O senhor não respondeu a minha pergunta ainda, mas eu vou responder a sua. É que o senhor, eu acho, foi na sua vida inteira (rodeado) com pessoas de mal caráter, pessoas que falam que tá de um lado, tira proveito […] e depois vai para o outro lado. Eu sou Rubens Furlan, eu sou governo.
E continuou, “então Fabião, a gente não é dessa índole, deste tipo de pessoa que o senhor anda e o senhor conhece, onde uma hora fala que tá com uma pessoa e outra hora tá com outra, até porque eu também vou deixar uma pergunta para o senhor […], eu quero que o senhor levante a minha vida política nesses doze anos de vereador e o senhor veja qual foi o momento que eu deixei minha palavra […] que eu descumpri com a minha palavra ou que eu tirei proveito de qualquer situação, […] eu sou um cara leal, sou um cara de palavra, eu só sou humilde, só não estudei como o senhor estudou”, após ser cortado pelo vereador Fabião, Kascata continuou, “o senhor teve uma grande oportunidade de falar do seu trabalho, dos seus projetos e o senhor procurou diminuir, desqualificar e humilhar um vereador, tudo bem que a gente é humilde […], mas nós não somos burros e não somos idiotas”, concluiu Kascata.
Em reposta, Fabião disse que “em nenhum momento falei que o senhor falava besteira […], se a carapuça serviu para o senhor, isso é um problema do senhor. Em nenhum momento eu citei que o vereador Kascata subiu aqui (na tribuna) para falar besteira, então se a carapuça serviu para o senhor, fique à vontade, tá bom”.
E Fabião, voltou a questionar sobre uma grande parte da assessoria do vereador Kascata apoiar o ex-prefeito Gil Arantes, “eu não sei por que o senhor ficou tão ofendido assim, eu não fiz nada de mais, é verdade que sua assessoria, grande parte dela já foi pra lá”, neste momento o clima esquentou e o vereador Kascata se levantou, se direcionou a tribuna com o dedo riste em direção ao vereador Fabião e gritando disse que Fabião o chamou de muleke.
Fabião, então questionou o presidente da mesa, vereador Zé de Melo (Republicanos), “presidente, presidente, será que eu posso terminar meu raciocínio ou o vereador Kascata vai ficar aqui tentando me intimidar”?.
Na sequência, o presidente da mesa, vereador Zé de Melo (Republicanos), interviu, se direcionou ao vereador Kascata e disse, “vereador, vossa excelência tem que se comportar na qualidade de vereador, vossa excelência quer entrar em um debate, eu dou licença para os dois debater lá nos bastidores, isso é um problema de bastidor, […] vossa excelência por gentileza, tem que ter mais disciplina no plenário. Isso é muito ruim, vereadores de Barueri […] se comportarem dessa maneira“.
Aparentando nervosismo, o vereador Kascata, sentou e escutou atentamente a conclusão do vereador Fabião. Mas, a discussão retornou após o vereador Kascata subir na tribuna e em sua parte das explicações pessoais dizer que, “eu fiquei entristecido em falar que eu, você me chamou, só não falou né? Isso é coisa de rato, de pessoas sem princípios, de verme, pessoas que ficam ali na aba do outro tirando proveito, sugando. Eu não sei se o senhor já fez isso um dia? Mas, isso é muito feio, isso é coisa de verme, de cara sem moral, de cara que não merece ser pai do filho que tem. O cara que têm essas qualidades Fabião, o cara que não tem princípio, […] se eu sou o que você pensou vereador, eu não estava aqui, o povo não tinha me dado a terceira oportunidade.”.
E continuou, “[…] a gente vir aqui Fabião, com todo respeito, nessa tribuna, com o seu conhecimento, com a sua malícia, […] e você fazer o que fez comigo? O meu filho, minha neta, minha nora, minha esposa e meus amigos ficaram tristes, porque meus amigos sabem que se tem uma coisa que eu nunca tirei de ninguém, foi proveito. E sugar até a última gota do prefeito, palavra forte que o senhor (utilizou), […] o senhor teve preparação para fazer isso com maior frieza, o senhor foi muito duro comigo, com esse vereador. […] O senhor ficou dez minutos, ou doze minutos aqui, falando um monte de carga d’água, […] o senhor perdeu uma grande oportunidade de falar para o seus eleitores, o quê que o senhor anda fazendo nesses doze anos de mandato, o senhor perdeu a oportunidade.
Em outro momento o vereador Kascata continua, “eu acho que o senhor é tudo aquilo que falou de mim, eu acho que o senhor tá usando que é candidato à prefeito pra tentar tirar alguma coisa do prefeito (Furlan), será que não é isso? O senhor não tá querendo se valorizar? Eu acho, com todo respeito, que o vereador Fabião não tem coragem de vir candidato à prefeito, você não tem coragem. […] Eu acho que o senhor tentou tirar algum proveito do prefeito,[…] o senhor tá querendo se valorizar, o senhor quer cotar ou eu estou enganado?”.
Em resposta o vereador Fabião pediu uma parte e declarou, “eu só lhe indaguei, como o senhor me indagou se eu viria candidato à prefeito, eu lhe indaguei sobre o que estavam falando. Como o senhor acompanha a rádio peão, eu também acompanhei, eu não sei o por que o senhor tá tão ofendido? […] Eu falei o que estavam falando na rua sobre vossa excelência, em nenhum momento eu vim aqui, tá gravado é só pegar (o vídeo). […] O senhor mesmo atribuiu à você, a palavra de muleke, de sem vergonha e de outras coisas que o senhor falou, o senhor falou pra você mesmo, porque eu não falei e tá gravado aqui, é só a gente assistir vereador”.
E para concluir Fabião disse, “o senhor falou que eu era candidato à prefeito na maldade, eu conheço o senhor, vossa excelência é venenoso, eu conheço o senhor. O senhor é igual aquelas cobras que têm na Austrália, que uma picadinha […] a pessoa não dá dez passos, o senhor consegue ir além dessa cobra”, finalizou o vereador Fabião.
Para concluir Kascata disse, “na Austrália eu nunca foi, porque eu não tenho dinheiro, […] eu nunca fui. […] pra todos esses caras que se acham intelectual, que se acha o dono da razão igual o senhor, (eu digo) uma coisa, a gente é humilde e de besta a gente só tem a cara e o jeito de andar, Deus deu sabedoria para nós, […] não troco a minha humildade, meu desconhecimento, por monte, principalmente de vereador, por um monte de vereador, inclusive o senhor, que tem toda essa formação, todo o conhecimento, mas não dá o respaldo para seus eleitores que acreditaram no senhor”, finalizou Kascata.
Leia também: Vereadores de Barueri aprovam por unanimidade as contas do prefeito Rubens Furlan
[…] Leia mais: “Você não tem coragem de vir candidato à prefeito”; Em troca de farpas entre vereadores clima… […]
[…] Leia mais: “Você não tem coragem de vir candidato à prefeito”; Em troca de farpas entre vereadores clima… […]