A Caixa Econômica Federal informou neste domingo (30) que concluiu a distribuição dos lucros do FGTS. Ao todo, foram R$ 12,7 bilhões pagos aos trabalhadores. Vale lembrar que o banco antecipou o pagamento, que estava previsto até o fim de agosto.
De acordo com o banco, os valores foram distribuídos para 217,7 milhões de contas de 132 milhões de trabalhadores. Todos receberem o “crédito proporcional ao saldo existente naquela data”.
O valor corresponde a 99% do lucro obtido pelo fundo no ano passado. Em 2022, o FGTS registrou lucro líquido de R$ 12,8 bilhões, uma queda de 3,45% em relação ao ano anterior. O montante é o resultado líquido positivo, ou seja, a diferença entre as receitas (rendas/rendimentos com operações de crédito, com títulos públicos federais e demais títulos e valores mobiliários, entre outras) e as despesas (remuneração das contas vinculadas, de TR + 3% ao ano, taxa de administração e outras).
A Caixa ainda afirmou que a distribuição dos lucros aumentou a rentabilidade do FGTS em 2022 para 7,09%, acima da inflação no ano, que foi de 5,79%.
O valor será repassado a cada trabalhador de acordo com o saldo existente nas contas do FGTS em 31 de dezembro de 2022. A consulta do valor depositado, segundo a Caixa, já está disponível no aplicativo do FGTS.
O aplicativo pode ser baixado em celulares Android e iOS, por meio das lojas Google Play e App Store.
Leia mais: São Paulo tem o maior estoque de empregos formais dos últimos 4 anos
Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Ag. Brasil