A Defesa Civil emitiu um alerta nesta segunda-feira (30) para o risco de queimadas em todo o estado de São Paulo até a próxima quarta-feira (2).
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a medida de atenção ainda é elevada em virtude da expectativa de altas temperaturas no início desta semana.
Como o tempo estará seco, os índices de umidade relativa do ar (URA) devem cair no período da tarde, o que aumenta o risco para incêndios florestais, exceto na faixa litorânea. O Mapa de Risco, uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do estado.
Devido ao cenário, são recomendados cuidados com a saúde, que incluem hidratação constante e proteção do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
A Defesa Civil diz que cerca de 15 mil agentes e as 20 aeronaves seguem mobilizados para o enfrentamento aos focos de incêndio. Em caso de emergência, a população deve ligar para o número 199, para a Polícia Militar no 190 e Corpo de Bombeiros no 193.
No momento, quatro municípios apresentam ocorrência de incêndio em andamento. São eles:
- Santa Isabel – emprego uma aeronave de asa rotativa;
- São José dos Campos – emprego de uma aeronave de asa rotativa;
- Luiz Antônio – emprego de duas aeronaves de asa rotativa e cinco aeronaves de asa fixa;
- Jaú.
Leia também: Marcas de azeite e coco ralado são proibidas pela Anvisa
Fonte: TV Cultura – Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Ag. Brasil