Na corrida pela presidência da Câmara Municipal de Barueri, o vereador Leandrinho Dantas (PSD) ganhou apoio importante nesta terça-feira (29), com o anúncio do apoio dos colegas de oposição Wilden Silva (PP) e Hélio Jr (PL). Atualmente, os três fazem parte do grupo de oposição ao governo Furlan na Casa de Leis e deverão enfrentar nomes fortes da bancada governista para o cargo mais alto da Câmara.
- Leia mais: Vereadoras Dra. Claudia e Cris da Maternal enaltecem participação feminina em apoio à Beto Piteri
Dentre os candidatos da situação, que contam com o apoio do prefeito eleito Beto Piteri e da maioria dos parlamentares, destacam-se Wilson Zuffa (Republicanos), Kascata (Solidariedade) e Cris da Maternal (PSDB), esta última única mulher eleita para a próxima legislatura. Leandrinho, por sua vez, tem trabalhado nos bastidores para consolidar sua candidatura e já iniciou diálogos com outros parlamentares, principalmente com novos vereadores que também integram o grupo de oposição.
Para que Leandrinho tenha chances reais de vencer a disputa, ele precisará unir a oposição e ainda conquistar votos da base governista, uma vez que o prefeito eleito possui o apoio de 13 dos 21 vereadores eleitos, o que representa ampla maioria. No entanto, caso os candidatos governistas mantenham suas candidaturas, a divisão de votos entre eles poderia fortalecer a posição de Leandrinho, dando à oposição uma oportunidade estratégica para conquistar a presidência.
- Leia mais: Beto Piteri amplia vantagem, enquanto Gil Arantes registra aumento pífio de votos no segundo turno
Confira os vereadores que anunciaram intenção de disputar a presidência da Câmara de Barueri:
- Wilson Zuffa (Republicanos) – Governo
- Cris da Maternal (PSDB) – Governo
- Allan Miranda (União) – Oposição
- Ornedo Neves (Republicanos) – Governo
- Kascata (Solidariedade) – Governo
- Leandrinho Dantas (PSD) – Oposição
- Levi Jânio (PSB) – Governo
A disputa pela presidência promete ser uma das mais acirradas da Casa nos últimos anos, refletindo a divisão de forças políticas e o impacto da oposição, que tenta ampliar seu espaço em um cenário majoritariamente governista.
Leia também: Tarcísio desponta como liderança na Região Oeste da Grande SP, enquanto Bolsonaro perde protagonismo
Foto: Reprodução/Divulgação