Santana de Parnaíba segue como a cidade mais segura do Brasil e atinge a menor taxa de homicídio doloso da história   

Santana de Parnaíba segue como a cidade mais segura do Brasil e atinge a menor taxa de homicídio doloso da história   

1 0
Read Time:4 Minute, 37 Second

Em apenas um ano, a taxa de homicídio doloso da cidade caiu de 3,18 para 1,9 a cada 100 mil habitantes, uma das mais baixas do Brasil

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) divulgou, no mês passado, as estatísticas dos índices criminais de 2024. E os dados revelam que os investimentos da Prefeitura de Santana de Parnaíba na segurança têm propiciado bons resultados no combate à criminalidade e na prevenção de delitos. Houve redução em praticamente todos os índices, no comparativo de 2023 para 2024, com destaque para a diminuição do indicador de homicídio doloso, com queda de 40%.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Eduardo Espósito, os indicadores demonstram que a cidade conseguiu manter os índices criminais sob controle, inclusive com a redução expressiva de alguns delitos. “Os dados de incidência de homicídio doloso, por exemplo, trouxeram o índice de 1,91 por 100 mil habitantes. Esse indicador está entre os melhores do mundo, além de ser um recorde histórico, pois nunca tivemos esse número desde quando se iniciou a publicação dos dados estatísticos pela SSP”, comemora o secretário.

A título de comparação, o total de casos de homicídio doloso no Brasil foi de 37.639 em 2023 e de 35.642 em 2024, indicando uma queda de 5,59%, e a taxa de casos no país chegou, em 2024, a 16,77 a cada 100 mil habitantes, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Já em Santana de Parnaíba a redução de homicídio doloso foi de 40%, de 5 para 3, e a taxa de casos a cada 100 mil habitantes caiu de 3,18 para 1,9. Além disso, a cidade não registrou latrocínio nos últimos dois anos; reduziu o índice de tentativa de homicídio de 2023 para 2024 em 20% (de 10 casos para 8); diminuiu o roubo de carga de 11 para 9 (queda de 18,18%); e reduziu a taxa de outros roubos em 11,64% (de 146 para 129) e a de furto de veículos de 93 para 89 (queda de 4,30%). Os dados são da SSP-SP.

Ações

E para melhorar ainda mais os índices do município, com o início de 2025, as ações de segurança em Santana de Parnaíba foram intensificadas em toda a cidade. O objetivo é manter os índices criminais sob controle, garantindo mais tranquilidade à população. A Guarda Civil Municipal (GCM) tem realizado operações como Impacto Cidade Segura. Durante as ações, são procuradas pessoas com pendências na justiça, além de ocorrências de posse de drogas, armas ilegais e veículos furtados ou roubados. Outro ponto importante no combate à criminalidade são as rondas preventivas realizadas pelas inspetorias operacionais. 

Além das operações realizadas nas ruas, a segurança pública de Santana de Parnaíba faz reuniões regulares entre os membros da GCM, visando definir novas metas e estratégias para reduzir a criminalidade. Para 2025, uma das prioridades será intensificar os bloqueios nas entradas dos bairros, especialmente nas divisas com cidades vizinhas. Também será ampliado o sistema de monitoramento por vídeo, com foco na integração das câmeras públicas e privadas.

Nova Base da GCM

Nos últimos anos, a Prefeitura de Santana de Parnaíba vem investindo maciçamente na segurança pública, com a renovação da frota, contratação de mais guardas e compra de equipamentos modernos, o que garantiu ao município diversos prêmios e o título de uma das cidades mais seguras do Brasil. E o mais recente investimento nessa área está em execução: a construção de uma nova Base da GCM, na Estrada dos Romeiros, próximo da Barragem Edgard de Souza.

A base terá cerca de 4 mil metros quadrados e contará com diversos ambientes, entre os quais salas de trabalho, academia, refeitório, área para limpeza de viaturas, sala de defesa pessoal, setor administrativo, estande de tiro, estacionamento para 165 veículos, quadra poliesportiva e espaço para o Canil. O espaço está sendo construído num ponto estratégico da cidade e vai oferecer melhores condições para o trabalho da corporação municipal.

Renovação da frota e armamento

Além da construção de um novo espaço, a GCM recebeu cerca de 1,5 mil novas fardas em 2024, com tecidos mais leves, confortáveis e modernos. Nos últimos anos, a prefeitura também investiu na renovação da frota e no armamento da corporação, com a aquisição de pistolas 9mm, carabinas CTT 40 e fuzis 556. A frota foi renovada com a entrega de 48 novos veículos, incluindo motocicletas Honda CBX 500, Jeeps Renegade, SUVs Trailblazer, além de Fiat Ducato, caminhonete S-10 e um Gol. 

A cidade também conta com um Centro de Controle e Operações, que monitora em tempo real as câmeras espalhadas por todo o município, permitindo decisões rápidas e eficazes. Outros destaques são a construção de novas inspetorias operacionais nos bairros, iluminação 100% LED e a criação de estruturas de apoio à mulher, como a Delegacia de Defesa da Mulher, o Espaço de Proteção e Amparo para a Mulher (EPAM) e a Patrulha Guardiã Maria da Penha.

Leia também: Drogas, dinheiro e máquinas caça-níqueis são encontrados em suposto cativeiro na cidade de Osasco


Fonte/Foto: Divulgação/PMSP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *