Na manhã desta quarta-feira (9), o prefeito de Barueri, Beto Piteri (Republicanos), concedeu uma entrevista coletiva para comentar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que cassou os diplomas dele e de sua vice, Cláudia Marques (PSB), por uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha das eleições municipais de 2024.
Durante a coletiva, Piteri demonstrou confiança e anunciou que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele lembrou que, em primeira instância, a Justiça havia decidido a seu favor, reconhecendo que não houve irregularidades na condução da pré-campanha.
“Recebo com serenidade a decisão do TRE e reafirmo meu compromisso com a legalidade e com o povo de Barueri. A decisão ainda cabe recurso e confio plenamente na Justiça”, afirmou o prefeito. Ele também ressaltou que a vitória nas urnas foi legítima: “A vontade do povo foi feita de forma democrática, com vitória no primeiro turno e ainda maior no segundo”.
Em sua fala, Piteri fez questão de pontuar que a suposta irregularidade apontada refere-se a uma falha na comunicação durante o período pré-eleitoral, “sem má-fé ou qualquer intenção de ferir a confiança dos baruerienses”.
“Sigo com a consciência tranquila de quem tem honrado cada voto recebido com trabalho, dedicação e respeito. Seguimos firmes, com fé, coragem e amparo legal. Barueri é maior que qualquer obstáculo. O nosso compromisso com essa cidade continua inabalável! Que Deus abençoe Barueri!”, concluiu.
Entenda o caso
Na tarde de terça-feira (8), o TRE-SP decidiu, por maioria dos votos, cassar os diplomas de Beto Piteri e de sua vice, Cláudia Marques. A Corte entendeu que houve uso indevido dos meios de comunicação durante a pré-campanha das eleições de 2024. Além da cassação, o tribunal também decretou a inelegibilidade por oito anos de Beto Piteri e do ex-prefeito Rubens Furlan (PSB). No entanto, os magistrados descartaram a acusação de abuso de poder econômico.
A decisão ainda não é definitiva e cabe recurso ao TSE. Até o julgamento final, Beto Piteri deve permanecer no cargo como prefeito de Barueri.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
STF proíbe mudança do nome da Guarda Metropolitana de São Paulo
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu neste domingo (13) manter a decisão da Justiça de São
-
Morador da infância, prefeito Elvis Cezar entrega campo e celebra laços com o Parque Santana
Na manhã deste sábado (12), o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, inaugurou o novo Campo Municipal Gildásio da
-
Por unanimidade, STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss
Todos os ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votaram na sexta-feira (11) para manter as condenações de
Foto: Edson Mesquita Jr/ZH Digital