Durante a 11ª Sessão Ordinária realizada nesta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Barueri aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 14/2025, que institui o programa Barueri Selo Azul. A iniciativa tem como objetivo reconhecer e incentivar estabelecimentos que promovem o acolhimento respeitoso e sensível às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
De autoria do vereador Silvio Macedo (PSDB), o projeto visa estimular empresas, igrejas, instituições e órgãos públicos a se engajarem na causa autista por meio da capacitação de funcionários, servidores e voluntários. A proposta é que esses locais estejam preparados para oferecer um atendimento mais humanizado, inclusivo e eficiente a esse público.
“A iniciativa do projeto é premiar aqueles que aderirem à causa do autismo, promovendo capacitação para seus colaboradores e criando ambientes mais acolhedores”, explicou o parlamentar. Ele também destacou a importância da criação de espaços sensoriais como parte da proposta: “Queremos que os autistas possam desenvolver suas potencialidades nesses ambientes pensados especialmente para eles”.
Além de promover mudanças comportamentais e culturais, o programa prevê a concessão do Selo Barueri Azul como forma de reconhecimento público às boas práticas de inclusão. “O projeto promove boas iniciativas e uma mudança de comportamento nas instituições e na sociedade. O selo será uma forma de premiar e incentivar quem estiver comprometido com essa causa tão importante”, concluiu Silvio Macedo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
Bolsonaro segue internado na UTI, com boa evolução clínica após cirurgia intestinal
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital DF Star, em Brasília, em
-
Vereadores de Osasco criticam Sabesp e Enel por serviços prestados à população
Durante a sessão da Câmara Municipal de Osasco, realizada na última terça-feira (15), vereadores utilizaram a tribuna para criticar duramente
Foto: Marco Miatelo/CMB