A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (8) um dos maiores receptadores de celulares furtados e roubados do centro de São Paulo. O homem, de 31 anos, foi surpreendido pelos agentes enquanto chegava de carro no apartamento que era utilizado como depósito de aparelhos e outros produtos provenientes do crime.
O local situado no bairro Santa Ifigênia, no centro da cidade, foi um dos alvos dos nove mandados de busca e apreensão cumpridos hoje pelas equipes da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), da 1ª Delegacia Seccional da capital. A ação foi uma continuidade da Operação Big Mobile, que em duas fases recuperou mais de 16 mil aparelhos celulares sem origem comprovada no estado.
A investigação iniciada há dois meses apontou que a maioria dos celulares que apresentavam queixa de furto ou roubo irradiava o sinal para o imóvel da região central. Com isso, o locador do apartamento, que é estrangeiro, passou a ser monitorado. Segundo a polícia, ele utilizou um nome falso para fazer a locação.
Dentro do apartamento foram encontrados cerca de 500 capas de celulares e 45 aparelhos de alto valor no mercado, cinco relógios, documentos de vítimas e dois notebooks, provavelmente usados para resetar os celulares. Não havia móveis no local, que tinha como única função armazenar os produtos ilícitos.
O suspeito foi detido pelos policiais quando estacionou o carro na garagem do prédio. Dentro do veículo havia mais 28 celulares em um saco, totalizando 73 aparelhos furtados ou roubados em sua posse. O valor estimado dos produtos apreendidos é de cerca de R$3 milhões.
“Estamos falando de uma quadrilha sofisticada que possui um software específico em notebooks para resetar os celulares, possibilitando a revenda ao exterior. Graças ao nosso trabalho de inteligência conseguimos prender um dos maiores receptadores que atuava nessa modalidade criminosa”, disse o delegado Ronald Quene Justiniano, delegado titular da Cerco da 1ª Seccional.
Nesta quinta-feira, três vítimas compareceram à delegacia para recuperar os aparelhos, depois de serem acionadas pelos investigadores. O preso, reincidente criminal pelo mesmo crime de receptação, segue à disposição da Justiça. O trabalho prossegue para identificar demais receptadores que atuam na região central da cidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Santana de Parnaíba abre nesta sexta-feira (9) a Feira da Mulher Empreendedora – Especial Dia das Mães
- GCM passa a fiscalizar veículos irregulares no trânsito de São Paulo após convênio entre Prefeitura e Estado
- Polícia Civil prende um dos maiores receptadores de celulares do centro de SP
- Rotary Internacional inaugura novo clube no centro de Barueri
- Novos nomes assumem cadeiras na Câmara de Osasco e fazem promessas à população
Fonte/foto: SSP-SP