As obras das novas pontes paralelas à Guilherme de Almeida, em Barueri, seguem em ritmo acelerado e já se destacam entre as mais imponentes estruturas de engenharia do país. Localizadas sobre o Rio Tietê, as pontes integram o projeto de implantação das novas pistas marginais da Rodovia Castello Branco (SP-280), sob responsabilidade da CCR ViaOeste.
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Um dos destaques técnicos da construção é o segundo maior vão em balanço sucessivo da América Latina em área urbana, com 170 metros de extensão e 40 metros de altura. O projeto simboliza um avanço importante na engenharia nacional e reforça o papel do Programa de Concessões na modernização da infraestrutura viária paulista.
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Atualmente, as equipes trabalham na fase de armação, formas e concretagem das aduelas dos apoios principais, com um consumo médio de 340 m³ de concreto por dia. Também estão em andamento os trabalhos na estrutura da ponte oeste, com o lançamento de pré-lajes e execução das lajes definitivas.
De acordo com Felipe Lellis, gerente executivo de engenharia da CCR ViaOeste, “a construção da Ponte Guilherme de Almeida é um exemplo de superação técnica e trabalho em equipe”. A obra tem atraído estudantes e profissionais do setor da construção civil, que veem na iniciativa um modelo de inovação e complexidade técnica.
Números da obra impressionam
- Ponte Leste: 700 metros de extensão total, 32 metros de altura máxima, com 65% da execução concluída (30 de 71 aduelas já concretadas).
- Ponte Oeste: 67% da obra finalizada, com 59% do balanço sucessivo já realizado (45 de 71 aduelas).
- Materiais utilizados: 27.400 m³ de concreto e 6.360 toneladas de aço. Quatro gruas de 45 metros de altura e 40 metros de raio auxiliam na obra, que conta com cerca de 190 profissionais envolvidos.
Soluções técnicas e sustentáveis
As pontes apresentam largura variável entre 17,60 e 22,40 metros, com três faixas de rolamento e acostamento. A iluminação será 100% em LED, e o projeto contempla sistemas de segurança com defensas metálicas, sinalização inteligente, câmeras com inteligência artificial, barreiras de concreto e telas antiofuscantes.
Impacto na mobilidade
A conclusão das pontes promete melhorar significativamente o tráfego na região de Barueri, separando o fluxo de longa e curta distância. A nova infraestrutura deve facilitar o acesso aos trevos dos km 23 e 26 da Castello Branco, aumentando a segurança, fluidez e eficiência no deslocamento tanto para a capital quanto para o interior.
Além de seus atributos técnicos, a obra é vista como um legado para a cidade, refletindo o esforço conjunto de engenheiros, operários e gestores. A iniciativa reforça o compromisso da CCR ViaOeste com a mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável da região.
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Foto: Divulgação/CCR ViaOeste