Após seis meses, faixa azul reduz número de sinistros de trânsito com motos

Após seis meses, faixa azul reduz número de sinistros de trânsito com motos

0 0
Read Time:2 Minute, 18 Second

O Projeto Piloto da Faixa Azul para motocicletas completou seis meses de operação na Avenida 23 de Maio, sentido Aeroporto, com resultados positivos: nenhuma morte envolvendo motos, e a redução dos sinistros de trânsito e da lentidão em 55,2% no trecho.

A equipe técnica da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ao longo dos seis meses utilizou a UPS, Unidade Padrão de Severidade. Na UPS são atribuídos pesos aos sinistros pela sua importância. O sinistro com danos materiais é o menos importante. Já aquele  gerador de óbito é o mais relevante. A severidade é ainda relativizada ao volume de veículos e à extensão da via, para a análise dos dados e conclusões.

Na Avenida 23 de Maio, no 1º semestre, na área da Faixa Azul, ocorreram 13 sinistros sem vítimas, 16 sinistros com vítimas, 1 atropelamento de pedestre e nenhum óbito. Na mesma 23 de Maio no sentido Aeroporto, mas fora da área da Faixa Azul, ocorreram 17 sinistros sem vítimas, 13 com vítimas, nenhum atropelamento e nenhum óbito. O número de dias da amostra é 182 (um semestre); e a extensão da Faixa Azul é de 5,5 Km.

O resultado da análise trouxe um aspecto extremamente positivo para o Projeto Piloto: o número de sinistros em UPS/milhão de veículos/km fora da faixa azul é 133% maior do que dentro da faixa, ou seja, ao utilizar a Faixa Azul, reduzimos consideravelmente os sinistros e possíveis óbitos no trânsito.

Além disso, foi possível perceber a redução da lentidão na Avenida 23 de Maio. Na comparação com o ano de 2019, quando a circulação na cidade estava normal, houve quedas nas médias de lentidão para todos os meses analisados até o momento, chegando ao índice de 55,2% de redução, frente aos 21,8% do mês anterior.

O índice de utilização da Faixa Azul permaneceu em 78% durante todo o semestre.

As descrições dos sinistros ocorridos na Faixa Azul, na sua maioria, mencionam veículos que mudaram de faixa repentinamente cruzando a faixa azul, levando um ou mais motociclistas à queda, ou seja, a falta do uso da seta e o movimento brusco dos veículos causaram os sinistros.

A CET já solicitou para a SENATRAN autorização para a expansão da Faixa Azul e aguarda a deliberação do órgão.

Histórico

A Faixa Azul, que funciona no trecho entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, foi aberta oficialmente no dia 25 de janeiro de 2022. De lá para cá, os técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vêm realizando o monitoramento diário dos índices de lentidão e acidentalidade com o objetivo de averiguar a funcionalidade da nova sinalização.


Fonte/foto: SECOM-Pref. de São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *