De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo, desde o início da OBT 2022, em 30 de abril, até o último dia 27, foram registrados 1.893.545 acolhimentos nos serviços da rede socioassistencial. Uma pessoa pode ser acolhida mais de uma vez. Até o momento, também foram distribuídos mais de 111 mil cobertores às pessoas que vivem em situação de rua.
Os serviços de acolhimento da rede socioassistencial encaminharam, entre as 18h do domingo (28) e as 5h desta segunda-feira (29), 315 pessoas foram encaminhadas para e 190 cobertores foram entregues pelas equipes da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS).
Vagas
A rede socioassistencial conta com mais de 18 mil vagas. Para a OBT 2022, já foram criadas 2.044 novas vagas, que foram distribuídas em equipamentos como Centros de Acolhida, Centros Esportivos e Núcleos de Convivência.
A secretaria informa ainda que haverá mais 600 vagas nos prédios cedidos pela Fundação Casa, que estão em fase de análise técnica para adequações estruturais. As primeiras 100 vagas para famílias devem ser abertas neste mês de agosto no Itaim Paulista, Zona Leste da cidade.
Doações
A SMADS destaca que o munícipe ou empresa que queriam realizar doações de bens e serviços para a OBT deverão entrar em contato por meio do e-mail smadsalmoxarifado@prefeitura.sp.gov.brmencionando os detalhes da doação (quantidade de bens ou serviços que serão doados e demais informações).
Tendas
Até o fim do período de vigência da Operação Baixas Temperaturas (OBT), em 30 de setembro, as dez tendas montadas pela gestão municipal permanecem em funcionamento das 18h à 0h, sempre que a temperatura estiver igual ou abaixo dos 10°C. Durante toda a operação, a SPTRANS disponibiliza transporte (ida e volta).
Além dos chamados pelo 156, a SMADS realiza, junto com equipes do Consultório na Rua, a busca ativa, durante as noites e madrugadas, de pessoas em situação de rua. Os encaminhamentos são realizados por meio do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e dos atendimentos nas tendas.
As ações são planejadas a fim de intensificar as medidas de proteção à população em situação de rua durante o inverno.
Balanço
No período entre os dias 17 de maio e 21 de agosto foram prestados mais de 181 mil atendimentos nas dez tendas espalhadas pela cidade e foram entregues mais de 199 mil alimentos, entre sopas e bebidas quentes e água, além de 3.156 vacinas aplicadas (Covid-19 e Influenza).
Fonte: SECOM-Pref. de São Paulo