Banco Central reduz taxa de juros de 13,75% para 13,25%

Banco Central reduz taxa de juros de 13,75% para 13,25%

0 0
Read Time:1 Minute, 40 Second

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (2) a redução da taxa Selic de 13,75% para 13,25% ao ano.

É o primeiro corte da Selic em três anos. O último havia sido em agosto de 2020, durante o período mais grave da pandemia de Covid-19, quando a taxa de juros caiu de 2,5% para 2% ao ano.

Desde então, o índice acumulou aumentos até alcançar o patamar de 13,75% em agosto de 2022.

O Copom argumentou que a redução de 0,5 ponto percentual com o cenário doméstico, que seria consistente com a expectativa de “desaceleração da economia nos próximos trimestres”.

“O Comitê avalia que a melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, após decisão recente do Conselho Monetário Nacional sobre a meta para a inflação, permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”, diz a nota do Copom.

Segundo nota divulgada pelo Copom, cinco diretores votaram a favor do corte de 0,5 ponto percentual, enquanto quatro dos membros se manifestaram por uma redução de 0,25.

Nesta quarta, o presidente disse que esperava que o Copom reduzisse a taxa básica de juros. O patamar alto da taxa de juros gerou atritos entre o mandatário e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Desde janeiro, o petista e seus ministros pressionam pela redução dos juros para estimular a economia e a geração de emprego. “Quando a inflação cai e o juros não caem, significa que aumenta a taxa de juros e o Brasil tem hoje a maior taxa de juros real do mundo sem nenhuma explicação”, afirmou Lula.


Fonte: TV Cultura – Foto: Raphael Ribeiro/BCB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *