Barueri intensifica combate ao Aedes aegypti com mutirões e operação Cata-Cacareco

Barueri intensifica combate ao Aedes aegypti com mutirões e operação Cata-Cacareco

1 0
Read Time:2 Minute, 14 Second

Nesta semana pré-Carnaval, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Saúde, realiza mutirões estratégicos para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. As ações, que começaram na terça-feira (25), seguem até sexta-feira (28), das 9h às 13h, em diferentes bairros da cidade.

Os agentes da Zoonoses estão percorrendo residências para orientar os moradores e eliminar possíveis criadouros do mosquito. A iniciativa conta com o apoio de todas as secretarias municipais e inclui a operação Cata-Cacareco, que recolhe materiais descartáveis que possam acumular água, como pneus, móveis velhos e colchões. Além disso, materiais informativos estão sendo distribuídos à população para reforçar a conscientização sobre a importância da prevenção.

Os mutirões ocorrem nas seguintes regiões: Parque dos Camargos (25/02), Tupanci (26/02), Imperial (27/02) e São Pedro, Centro e Jardim Belval (28/02).

Mobilização total

De acordo com o secretário de Saúde, Milton Monti, o combate à dengue exige um esforço conjunto. “Criamos um grupo especial para mobilizar todas as secretarias, órgãos públicos e a população. É uma verdadeira guerra contra o mosquito transmissor”, destacou.

A importância da prevenção

A Prefeitura de Barueri tem investido na conscientização da população com campanhas educativas, incluindo panfletagem, carro de som e divulgações no site e redes sociais. Para reforçar o alerta durante o Carnaval, um jingle especial sobre o combate à dengue está disponível no Instagram oficial da administração municipal.

A população também pode contribuir adotando medidas simples, como não deixar água parada, higienizar ralos e bebedouros, eliminar recipientes que possam acumular água e manter caixas d’água e piscinas devidamente protegidas e tratadas.

Vacinação contra a dengue

Além das ações preventivas, a vacinação contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para receber a imunização, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

O estado de São Paulo lidera o número de mortes por dengue em 2024, com 125 casos fatais até o momento. Diante desse cenário, a Prefeitura reforça a importância da vacinação e alerta para os perigos da desinformação sobre a eficácia do imunizante.

A luta contra a dengue é de todos. Com pequenos cuidados semanais, é possível evitar a proliferação do Aedes aegypti e proteger a cidade.

Leia também: Barueri intensifica combate à dengue e mantém baixo número de casos


Foto: Ana Guice/PMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *