A cidade de São Paulo registrou 3.344 casos de dengue em 30 dias. Até o momento, nenhuma morte foi confirmada, mas três óbitos são investigados.
- Leia mais: Drama da Paixão de Santana de Parnaíba: figurantes podem se inscrever até quinta-feira (9)
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (5) pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no novo boletim epidemiológico de arboviroses.
Até 22 de janeiro, haviam 1.792 ocorrências da doença na capital, ou seja, em oito dias, 1.552 casos novos foram computados.
- Leia mais: PIS-Pasep 2024: consulta ao abono salarial é liberada; veja se você tem direito ao benefício
O distrito administrativo de Itaquera, na zona leste, é o que totaliza o maior número: 337, com coeficiente de incidência de 157,8. Em seguida vem Jaguara, na zona oeste, com 203 casos e incidência de 854,4, e Campo Limpo, na zona sul, com 206 casos e incidência de 88,4.
Para chegar ao índice, basta multiplicar por 100 mil o número de casos e dividir pelo total da população que vive na área. O valor representa o risco dos moradores ficarem doentes e a probabilidade de novos casos.
De acordo com a pasta, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti foram intensificadas, inclusive com a nebulização de inseticidas de domingo a domingo.
No dia D de combate à dengue, promovido nesse sábado (3), foram realizadas cerca de 125 mil visitas a domicílios, nebulização em 1.200 quarteirões e foram fornecidas orientações para mais de 85 mil pessoas.
O uso de um drone para aplicação de larvicida em terrenos de difícil acesso com o objetivo de eliminar criadouros foi anunciado pela Prefeitura de São Paulo na última semana.
Neste ano, foram realizadas 454.203 ações de prevenção como: visitas casa a casa, vistorias a imóveis e pontos estratégicos, ações de bloqueios de criadouros e nebulizações, orientações à população, entre outras atividades. Em 2023, foram 5.317.437.
A população deve ficar atenta ao apresentar febre alta, dores no corpo e articulações, dores atrás dos olhos, mal-estar e falta de apetite, além de dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo, pois estes são os principais sintomas de dengue.
Leia também: Mercado automotivo fecha 2023 com crescimento de 12% e Ford ocupa posição de destaque
Fonte: TV Cultura – Foto: Getty Imagens