Com baixo volume de doadores e feriados consecutivos, bancos de sangue pedem doações em SP

Com baixo volume de doadores e feriados consecutivos, bancos de sangue pedem doações em SP

1 0
Read Time:4 Minute, 33 Second

Com feriados consecutivos em menos de uma semana, nos dias 15 e 20 de novembro, bancos de sangue de São Paulo pedem para que a população faça doações.

GSH Banco de Sangue de São Paulo manifesta preocupação com a baixa nos estoques, que estão 70% abaixo do número ideal. O índice é considerado crítico, já que pode comprometer o abastecimento dos hospitais justamente neste momento em que as demandas aumentam devido aos acidentes de trânsito nas estradas.

A instituição funciona diariamente, inclusive aos domingos e feriados, das 7h às 18h. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente.

Requisitos básicos para doar sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar a partir de 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3h. Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar seis meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar sete dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;
  • Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Banco de Sangue do A.C. Camargo Cancer Center também está com baixo volume de doadores e pede a mobilização da população. Todos os tipos de sangue são necessários, bem como, a doação de plaquetas.

As doações são urgentes, já que pacientes oncológicos precisam passar por quimioterapia/radioterapia durante o tratamento, o que pode levar à queda da produção do próprio sangue e causar anemia ou plaquetopenia, além da necessidade de transfusão. Sangramentos causados pelo tumor também podem acontecer e a necessidade de manter reservas de sangue para a realização de cirurgias é algo constante.

Eles ainda sofrem com redução do nível de plaquetas no sangue em decorrência do tratamento oncológico e do próprio diagnóstico. Cerca de 60% das transfusões realizadas no A.C. Camargo Cancer Center são de plaquetas.

Os doadores podem comparecer sem agendar, mas para aumentar a agilidade de atendimento, a orientação é fazer o agendamento pelo site do hospital, chat ou por telefone no (11) 2189-5000 (opção 5).

Os pré-requisitos para doação de plaquetas são semelhantes aos de uma doação de sangue. Podem doar aqueles que tenham de 18 a 65 anos – menores, com 16 e 17 anos, podem doar acompanhados do responsável legal e consentimento formal por escrito – com 60 quilos ou mais, e sem nenhuma doença crônica.

Cada pessoa doa de uma vez, no máximo, 470 ml de sangue que pode salvar a vida de até quatro pacientes. O procedimento leva cerca de 40 minutos e em menos de 24 horas, o organismo já consegue repor a quantidade que foi retirada.

O banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 15h, sem abrir nos domingos e feriados. Para agendar a doação, a população deve entrar em contato pelo telefone (11) 2189-5000 e selecionar a opção 5 do menu telefônico, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Condições para doação diante das vacinas

Covid-19:

Os doadores que tomaram a vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer e Janssen devem aguardar sete dias após a data da imunização. Já quem tomou o imunizante da Sinovac/Butantan deve aguardar 48 horas.

Quem testou positivo deve aguardar 10 dias após o término dos sintomas. Aos que tiveram contato com alguém que positivou, a doação pode ser feita após 15 dias do contato e apenas se não apresentar nenhum sintoma.

Avaliação de outras vacinas e condição clínica do doador será realizada a cada doação, visando a proteção e segurança do doador e paciente que receberá o sangue.

Influenza:

Os doadores que tomaram a vacina contra a Influenza devem aguardar 48 horas após a data da imunização para realizar a doação.

Serviço | GSH Banco de Sangue de São Paulo

  • Endereço: Rua Tomás Carvalhal, 711, Paraíso, São Paulo – SP.

Serviço | Banco de Sangue do A.C. Camargo Cancer Center

  • Endereço: Rua Castro Alves, 131, Aclimação, São Paulo – SP.

Leia também: Santana de Parnaíba faz campanha e palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata


Fonte: TV Cultura – Foto: Pexels

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *