Na tarde do dia 19 de dezembro, o secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan, reuniu diretores, supervisores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino (Educação Infantil e Fundamental) para anunciar a conquista do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização na categoria Ouro e para fazer uma homenagem à toda a equipe da pasta. Na abertura do evento foi dito que o secretário, ao saber da notícia, declarou: “a educação de Barueri é como se fosse uma orquestra sinfônica, na qual cada instrumento emite um som particular e, quando todos esses instrumentos tocam juntos, resulta em uma harmonia, uma melodia sublime e emocionante”.
Após a abertura, uma mesa foi composta e alguns dos integrantes puderam falar sobre esse importante prêmio. A solenidade contou com as presenças da diretora do Departamento de Apoio Pedagógico e articuladora do Compromisso Nacional, Lucina Dias Batista; da coordenadora do Programa Alfabetiza Juntos e formadora municipal Angela Nascimento; da diretora do Departamento de Programas e Convênios, Monica Narvaez; da coordenadora do Ensino Fundamental, Vânia Aparecida dos Santos Anjos; e dos supervisores de ensino Priscila, William, Sérgio, Thiago, Dimas, Antônio, Fábio, Meire, Selma e Paula.
Relatos emocionantes
Lucina Batista explicou aos presentes que o governo federal lançou esse selo, fundamentado pelo artigo 34 do decreto 11.556, de 12 de junho de 2023, instituindo o compromisso nacional criança alfabetizada na idade certa. A diretora contou que essa iniciativa do Ministério da Educação visa reconhecer o trabalho das secretarias de Educação para alfabetizar as crianças brasileiras, celebrando avanços alcançados ao longo do ano e certificando os ganhadores em três categorias: bronze, prata e ouro. Esse selo teve a participação das secretarias de Educação que aderiram a esse compromisso e que, no processo da concessão do selo, foi gerado em Barueri um relatório de 1500 páginas, com evidências comprobatórias do trabalho realizado na rede municipal. “Em resposta a toda demanda (solicitada e enviada) fomos premiados com o Selo Ouro, e com a nota máxima 100!”, disse na cerimônia.
Angela Nascimento falou sobre a importância do programa Alfabetiza Juntos e da multiplicação dos agentes alfabetizadores (como coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, técnicos da Secretaria de Educação) para a formação de professores especializados e para, enfim, o reconhecimento através do selo. “Foram 1600 profissionais envolvidos em todo o processo, que impactaram de forma significativa a qualidade das aulas dos quase 35 mil alunos da rede municipal de ensino de Barueri. E o resultado não poderia ser outro que a certificação ouro com nota máxima em todos os quesitos.”
Monica Narvaez citou o secretário da Educação da cidade, dizendo que “nem uma orquestra conduz 100% sem ter um excelente maestro” e Vânia dos Santos Anjos acrescentou que nada seria possível sem a ação dos professores, que realizaram e assumiram o compromisso da criança alfabetizada. “Vocês compreenderam a proposta do programa e desenvolveram um movimento articulado para as nossas crianças. Normalmente, dizemos que ‘estamos encerrando o ano com chave de ouro’, mas o fato é que estamos encerrando 2024 com o Selo Ouro!”
Para finalizar as apresentações, Celso Furlan, discursou, brincando com os professores, dizendo que eles terão de manter o ouro no próximo ano. “Vocês se comprometeram com a educação de Barueri e agora não pode ser menos que ouro. Se for prata no ano que vem, vai pegar mal. Tem de ser ouro, principalmente por vocês são ouro, vocês são 10, vocês são 100, vocês são tudo! Vocês são o coração, o pulmão da escola e sem vocês nada acontece. Se não for por uma boa educação, não teremos bons profissionais no futuro.” declarou o secretário.
Leitura, brindes e sorteios
A cerimônia prosseguiu com a leitura de textos por parte de três alunas alfabetizadas pela rede: Helena Meneses Pimenta, do 2º ano, e Sofia Rosa Oliveira, do 1º, ambas da EMEIEF José Emídio Aguiar; além de Agatha Oliveira Barbosa, do 2º, da EMEF Professora Elvira Lefevre Sales Nemer. A solenidade foi encerrada com a entrega de brindes aos coordenadores pedagógicos e com o sorteio de kits para a plateia composta pelas professoras de Barueri.
Leia também: Hospital Regional de Barueri receberá o nome de Rubinho Furlan
Fonte/fotos: SECOM-PMB