Fim da Linha: Governo de SP decreta extinção da EMTU

Fim da Linha: Governo de SP decreta extinção da EMTU

1 0
Read Time:1 Minute, 17 Second

O Governo do Estado de São Paulo oficializou, nesta segunda-feira (24), a extinção da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). A decisão foi publicada no Diário Oficial e estabelece as diretrizes para o plano de desmobilização da estatal, responsável pela regulamentação e fiscalização do transporte intermunicipal em 134 municípios paulistas.

Com a medida, a gestão dos serviços de transporte coletivo metropolitano passará a ser responsabilidade da ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). O plano de desmobilização deverá definir o destino do acervo técnico da EMTU, a gestão dos contratos vigentes e a redistribuição de suas funções essenciais para órgãos da administração estadual.

Segundo o governo estadual, a transição já está em andamento e não afetará os serviços prestados à população, nem os contratos com concessionárias. A mudança tem como objetivo modernizar o sistema, promover uma maior integração tarifária e operacional, aprimorar o monitoramento dos transportes e garantir um serviço mais eficiente e sustentável.

A EMTU atuava na fiscalização e regulamentação do transporte intermunicipal nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte. Com sua extinção, a expectativa do governo é que a gestão unificada sob a ARTESP traga melhorias e mais controle sobre o sistema.

Leia também: Projeto de Lei pede leito separado para mães de natimorto em Cotia


Foto: Arquivo/EMTU

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *