Preparar a comunidade escolar para momentos de emergência e para realizar o atendimento rápido e ágil em primeiros-socorros é essencial para uma cidade que prima pela saúde, bem-estar e integridade das crianças. Focada nestes objetivos, na última quinta-feira (17), a Prefeitura de Itapevi concluiu a formação e capacitação de 400 agentes e monitores da rede municipal de ensino para realizarem os primeiros-socorros nos ambientes escolares.
Em Itapevi, a capacitação aconteceu via Secretaria de Educação, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A formação e reciclagem com professores e funcionários teve 20 horas de duração, sendo 16 horas na modalidade de ensino a distância e quatro horas presenciais. O evento de conclusão aconteceu na sede da Secretaria de Educação, no Centro.
O objetivo da iniciativa é aumentar a segurança das crianças dentro do espaço escolar ou recreativo, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a aspiração de corpo estranho é observada principalmente nas crianças do sexo masculino, na faixa etária de 1 a 3 anos. Mais de 50% das aspirações ocorrem em crianças menores de 4 anos e mais de 94% antes dos 7 anos de idade. Geralmente os engasgos ocorrem quando a criança leva à boca ou ao nariz qualquer objeto que restrinja a passagem de ar.
A iniciativa atende a Lei Federal Lucas (13.722/18), que obriga as escolas públicas e privadas a se prepararem para atendimentos de primeiros-socorros. A legislação foi criada após a morte de Lucas Begalli, de 10 anos, que morreu engasgado com um pedaço de salsicha na escola em 2017.
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Fonte: SECOM-Itapevi