O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a dianteira em todos os cenários de segundo turno testados pela pesquisa Genial/Quaest para as eleições de 2026, divulgada nesta quinta-feira (3). Mesmo com a popularidade do governo em declínio, Lula supera seus principais adversários, incluindo Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
De acordo com a pesquisa, 41% dos brasileiros avaliam negativamente a atual gestão, enquanto apenas 27% consideram o governo positivo. O levantamento ouviu 2.004 eleitores entre os dias 27 e 31 de março e apresenta margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No cenário mais acirrado, Lula aparece com 44% das intenções de voto contra 40% de Jair Bolsonaro. Já contra Michelle Bolsonaro, o petista marca 44% ante 38% da ex-primeira-dama. Se o adversário for Tarcísio de Freitas, a vantagem do presidente é de 43% contra 37%.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), também foi testado e aparece com 35%, enquanto Lula lidera com 42%. Já no confronto com o empresário Pablo Marçal (PRTB), o placar fica em 44% a 35% para o petista.
Entre os filhos do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro (PL) surge como um possível candidato, mas tem apenas 34% contra 45% de Lula. No embate com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o atual presidente também leva vantagem: 43% contra 31%.
A pesquisa confirma que, apesar da queda na popularidade, Lula ainda é o favorito para um eventual segundo turno em 2026, mantendo vantagem sobre os principais nomes da oposição.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
Mercado de veículos novos dispara: primeiro trimestre de 2025 tem maior venda desde 2008
O setor automotivo brasileiro registrou um desempenho histórico no primeiro trimestre de 2025. De acordo com dados da Federação Nacional
-
Tininha Godoy assume o cargo de Procuradora da Mulher na Câmara de Itapevi
A Câmara Municipal de Itapevi oficializou, por meio do Ato do Presidente Nº 010/2025, a nomeação da vereadora Tininha Godoy
-
Cívico-militar: 70 escolas de SP optam pela adesão ao modelo na 1ª consulta à comunidade
Na primeira rodada de consulta pública às comunidades escolares, 70 unidades de ensino da Secretaria da Educação do Estado de
Foto: Ricardo Stuckert/PR