Em um ano especial, marcado pelos 300 anos do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus, Pirapora do Bom Jesus se prepara para receber milhares de fiéis em uma das celebrações religiosas mais importantes da cidade. O município reforça seus laços com a fé, a tradição e a cultura popular durante a programação da Semana Santa, que terá início no próximo domingo (13), com o Domingo de Ramos.
O prefeito Gregorio Maglio destacou a importância do momento. “É uma honra para nossa cidade ser palco de um evento tão significativo. Estamos preparados para acolher todos com carinho e respeito, proporcionando uma experiência única para visitantes e moradores. Pirapora convida a todos para vivenciarem este período de renovação espiritual, cultura e tradição”, afirmou.
A programação religiosa começa no dia 13 com missas no Santuário às 6h, 8h, 9h30 e 15h. A tradicional Benção dos Ramos, seguida de procissão e missa, será realizada às 11h e 19h, com início na Capela Santa Cruz.
Na segunda-feira (14), às 18h, haverá a Meditação do Santo Terço, seguida de missa e da Procissão do Depósito às 19h. Na terça-feira (15), a Celebração das Dores de Maria ocorre às 18h, e às 19h, missa e Procissão de Nossa Senhora das Dores.
Na quarta-feira (16), às 6h, será realizada a Procissão Penitencial com missa na Cruz do Século. Às 15h acontece a Missa dos Enfermos e Bênção da Saúde, e às 19h, a Procissão e o Sermão do Encontro.
A quinta-feira (17) será marcada por momentos de oração com a Meditação do Santo Terço às 9h e 18h, a Missa da Ceia do Senhor às 19h e a Vigília, que se estende das 22h às 5h.
A Sexta-feira Santa (18) contará com extensa programação. Das 5h às 11h haverá Celebração Penitencial no Santuário. Ao meio-dia, será realizado o Ofício das Trevas. Às 15h, acontece a Celebração da Paixão do Senhor e a Exaltação da Santa Cruz. A partir das 19h, a Meditação das Sete Palavras, o Descimento da Cruz e a Procissão do Senhor Morto encerram o dia.
No Sábado Santo (19), as Celebrações das Sete Dores de Maria ocorrerão às 9h e 11h, a Meditação do Terço às 15h, e, às 20h, será realizada a Solene Vigília da Ressurreição do Senhor com a Bênção do Fogo.
Encerrando a programação religiosa, o Domingo de Páscoa (20) terá missas no Santuário às 8h, 9h30, 11h, 15h e 19h, celebrando a Ressurreição do Senhor.
Programação cultural e turística também integra celebrações
Além das celebrações religiosas, a cidade contará com atrações culturais e turísticas. O Posto de Informações Turísticas funcionará de 17 a 20 de abril, oferecendo suporte aos visitantes.
No dia 13 de abril, o projeto Arte e Música no Coreto terá uma edição especial com apresentação do professor Bruno Lira e alunos da Escola de Canto e Coral da Casa da Cultura. Já no dia 20, uma apresentação musical especial de Páscoa será realizada. A Secretaria de Cultura e Turismo também prepara uma edição especial do Cine Bom Jesus, com exibição do filme Paixão de Cristo.
Tradição das cruzes emociona fiéis
A chegada dos fiéis que percorrem longas distâncias carregando cruzes como forma de pagamento de promessas é um dos momentos mais emocionantes da Semana Santa em Pirapora do Bom Jesus. Muitos caminham por quilômetros, motivados pela fé e gratidão por graças alcançadas, pedidos de saúde ou em busca de conforto espiritual. Os relatos dos devotos são marcados por emoção e fé inabalável no Senhor Bom Jesus, reforçando a devoção que marca a história da cidade.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
-
São Paulo oficializa entrada no CIOESTE e fortalece integração metropolitana na região Oeste
Durante reunião realizada nesta quinta-feira (10), o prefeito da Capital, Ricardo Nunes, oficializou a adesão da cidade de São Paulo
Foto: Gilberto Labriola/PMPBJ