A Polícia Civil prendeu nove pessoas suspeitas de envolvimento em sequestros seguidos de extorsão durante uma operação realizada nesta quarta-feira (14) nas cidades de Cotia, Carapicuíba, Jandira, São Paulo e São Vicente, no litoral paulista. A ação foi coordenada pelas 1ª e 3ª Delegacias Antissequestro do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope).
Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram cumpridos em decorrência de investigações de crimes ocorridos em 2023, na zona oeste da capital paulista. A ofensiva contou com apoio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), do Grupo Especial de Reação (GER), do Serviço Aerotático (SAT) e da Delegacia de Homicídios do Deinter 6, com auxílio do Grupo de Operações Especiais (GOE).
- Leia mais: CPI dos Pancadões é 1ª Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Câmara de SP em 2025
“Golpe do amor” no Jaguaré
Um dos casos investigados pela 1ª Delegacia envolve o chamado “golpe do amor”, ocorrido em agosto do ano passado, no bairro do Jaguaré. Um homem de 21 anos foi atraído por uma mulher por meio de um aplicativo de relacionamentos. No local combinado para o encontro, ele foi surpreendido por um grupo de seis criminosos e levado para um cativeiro, onde foi coagido a pagar uma quantia em dinheiro para ser libertado. Após o pagamento, a vítima foi deixada em um posto de combustível.
Três integrantes do grupo — dois homens e uma mulher — foram presos no município de São Vicente. A polícia ainda busca localizar os demais envolvidos.
Sequestro com roubo e extorsão
Já a 3ª Delegacia investigava outro sequestro, ocorrido em novembro, no bairro de Perdizes. A vítima foi abordada na garagem de casa por dois homens que saíram de um carro. Ela foi levada para um matagal, onde foi obrigada a realizar transferências bancárias e teve pertences como correntes de prata, celular e cartão bancário levados pelos criminosos. A vítima foi liberada após familiares realizarem um pagamento à quadrilha.
Cinco homens e uma mulher foram detidos por envolvimento no caso. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Cotia, Carapicuíba, Jandira e na capital paulista.
A Polícia Civil continua as investigações para identificar outros membros das quadrilhas e esclarecer se há conexão entre os grupos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Com aval de Tarcísio, Raquel França é aprovada pela Alesp para diretoria da Artesp
- Maio Amarelo: Prefeitura de Santana de Parnaíba promove ações para um trânsito mais seguro
- Câmara de Jandira lança curso gratuito sobre atendimento a pessoas com autismo
- Polícia Civil prende suspeitos de sequestros em Cotia e Carapicuíba durante megaoperação na Grande SP e litoral
- Por unanimidade, STF condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão
Foto: Divulgação/SSP-SP