Policiais do 1º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) localizaram e fecharam quatro fábricas de balões, sendo três na Capital e uma em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. Dez balões prontos e materiais para a confecção de pelo menos outros 180 foram apreendidos. O flagrante foi na tarde desta quinta-feira (26/5).
Ao todo, dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo quatro pessoas detidas e autuadas. Em um dos locais foi necessário um caminhão para transportar todo o material apreendido.
Um alerta importante é que além do risco de incêndios em áreas de vegetação, rede elétrica, residências e refinarias, os balões representam um perigo muito grande às aeronaves, principalmente próximo aos aeroportos. Pessoas flagradas nessa prática também podem responder pelo crime do artigo 261 do Código Penal Brasileiro: expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea. Nesta última situação, a pena é de reclusão de dois a cinco anos.
A PM Ambiental se empenha para evitar que balões sejam soltos, por isso pede que a população denuncie a fabricação, o transporte ou qualquer atividade suspeita relacionada: https://www.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/ambiental/denuncie.html
Quando avistar balões já soltos, acione 190.
Fonte/foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental