Neste sábado, 19 de fevereiro, o Poupatempo promove o primeiro mutirão do mês para renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Serão oferecidas cerca de 9 mil vagas, distribuídas em todos os postos de atendimento. A grade de agendamento já está aberta e ainda há vagas disponíveis.
A retomada do calendário de vencimento das habilitações, suspenso pelo Governo Federal durante o período mais crítico da pandemia, motivou os mutirões do Poupatempo. Neste mês, o foco são os documentos vencidos nos meses de julho e agosto de 2020, que precisam ser renovados até o dia 28 de fevereiro.
Em janeiro deste ano foram iniciadas mais de 340 mil renovações de CNH no Poupatempo, sendo 226,5 mil através das plataformas digitais – e outras 115,2 mil em atendimentos presenciais nos postos. Durante todo o ano passado, 7 milhões de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação no Poupatempo e, desse total, 4,5 milhões de solicitações (65%) foram realizadas de forma online.
Importante ressaltar que o serviço presencial será oferecido no horário habitual de cada unidade, mediante agendamento prévio, que deve ser feito nos canais eletrônicos de forma gratuita – pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. A prioridade é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual, por exemplo.
A renovação simplificada pode ser feita preferencialmente de forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran/SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade, bastando seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro, pelos Correios.
Fonte/texto/imagem: Portal Governo São Paulo