Prefeitos querem integrar cidades da região Oeste ao Smart Sampa para reforçar segurança 

Prefeitos querem integrar cidades da região Oeste ao Smart Sampa para reforçar segurança 

1 0
Read Time:2 Minute, 16 Second

Prefeitos das cidades que compõem o Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo) manifestaram interesse em integrar suas redes de monitoramento urbano ao sistema Smart Sampa, considerado o maior programa de videomonitoramento da América Latina. A proposta foi apresentada durante visita à central do programa, na última sexta-feira (16), ao lado do prefeito da capital, Ricardo Nunes.

A sugestão de integração regional partiu do prefeito de São Roque e presidente do Cioeste, Guto Issa, que destacou a relevância do modelo adotado pela capital. “A ideia é conectar toda a região metropolitana Oeste às câmeras da cidade de São Paulo”, afirmou. Segundo ele, a visita teve como objetivo conhecer de perto a estrutura e buscar aprendizados para aprimorar a segurança nos municípios consorciados.

Prefeito Ricardo Nunes destacou os resultados do Smart Sampa aos demais prefeitos – Foto: Divulgação/Pref. de SP

O prefeito Ricardo Nunes apresentou os resultados do Smart Sampa nos primeiros seis meses de operação. De acordo com ele, o sistema já possibilitou a prisão de 1.159 foragidos da Justiça, 2.344 flagrantes e a localização de 62 pessoas desaparecidas. Nunes ressaltou a importância de ações coordenadas entre municípios. “A união de esforços pode potencializar o trabalho realizado por cada gestor e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, declarou.

“A nossa ideia é integrar toda a região metropolitana Oeste com as câmeras do sistema da capital”, disse o  prefeito de São Roque, Guto Issa, presidente do Cioeste. – Foto: Divulgação/Pref. de SP

Ainda segundo Nunes, o Governo do Estado de São Paulo já demonstrou interesse em apoiar a expansão do programa para outras cidades, o que pode viabilizar a proposta de integração regional.

Os prefeitos presentes defenderam que, diante do caráter interestadual e intermunicipal da criminalidade, a adoção de sistemas compartilhados de vigilância pode aumentar a eficácia das ações de segurança pública. “Quando um criminoso sai da capital e comete crimes em cidades vizinhas, ou o contrário, as câmeras integradas podem auxiliar na resposta rápida, como já vem ocorrendo em São Paulo”, destacou Guto Issa.

A visita técnica à central do Smart Sampa faz parte de uma série de encontros promovidos pelo Cioeste para buscar soluções conjuntas em áreas prioritárias, como segurança, mobilidade urbana e tecnologia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Fonte: Pref. de São Paulo – Foto capa: Reprodução/CIOESTE

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *