No dia 16 de dezembro, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi, pasta que acompanha o desenvolvimento das obras do novo Pronto Socorro de Amador Bueno (Rua João Nacif Chaluppe, 50), registrou 87% de melhorias executadas.
As obras foram iniciadas em maio do ano passado e a estimativa é de que as melhorias estejam concluídas no primeiro trimestre de 2022. A construção do novo PS suprirá o atual e antigo Pronto Socorro, com estrutura obsoleta e que será desativado após a conclusão do novo.
O objetivo da Prefeitura é melhorar a prestação dos serviços na área da saúde e consequentemente atender com qualidade o cidadão em suas necessidades médico-hospitalares.
O valor do investimento é de R$9.259.215,22. Os recursos são do próprio município. A construção é da empresa Código Engenharia e Construções Ltda.
Qual será a “cara” do novo PS
A área do terreno onde está sendo construído o novo equipamento é de 7.001,70 m². O local contará com pavimentos térreo, de 1.450,00 m², e inferior, de 520,00 m², um total de área construída de 1.970,00 m².
As instalações irão contar com sala de observação, pediatria, salas de reunião e direção, banheiros masculinos e femininos com acessibilidade, trocador, salas de medicação, inalação, coleta de exames, gesso, raio-x, eletrocardiograma e triagem. O espaço ainda dispõe de quatro consultórios, serviço social, salas de espera, de higienização, curativos e suturas, além de farmácia.
A unidade ainda irá contar com sala de emergência e CME (Centro de Materiais Hospitalares e Esterilização), vestiários, refeitório, copa, almoxarifado e depósito, além de área específica para lixos comuns, orgânicos e hospitalares. O local contará com vigilância da GCM durante seu funcionamento.
Programa Itapevida
A construção do novo PS de Amador Bueno é uma das 20 ações do programa Itapevida, uma iniciativa implementada em 2019 para transformar o atendimento clínico na rede municipal. O programa é uma resposta da Prefeitura aos problemas crônicos causados pela falta de financiamento adequado e problemas na gestão – que é compartilhada por Estados, municípios e Governo Federal.
Ele foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos ao setor.
Fonte/Texto/Foto: SECOM – Itapevi