A Prefeitura de Santana de Parnaíba promoveu na manhã da última sexta-feira, 10/11, uma palestra sobre os tipos de violência que mais afetam as famílias no dia a dia. A ação organizada pela Secretaria da Mulher e da Família, na Arena de Eventos, faz parte do calendário de atividades do Projeto Crescer.
Entre as violências abordadas (doméstica, psicológica, patrimonial, moral, física e sexual), a secretária da Mulher e da Família, Selma Cezar, ressaltou que apenas 11% das mulheres que sofrem violência doméstica praticam a denúncia. “E só com relação a esse dado, 80% das mulheres não levam a denúncia adiante”, explicou a secretária.
Criado com a finalidade de atuar na recolocação do profissional no mercado de trabalho, o Projeto Crescer oferece palestras, cursos e treinamentos, visando a qualificação dos integrantes para futuras oportunidades profissionais. O evento realizado na Arena de Eventos, localizada na Av. Esperança, 450, Campo da Vila, contou com a participação de mais de 300 integrantes.
Projeto Hepatite Zero
Além da palestra, a Prefeitura de Santana de Parnaíba ofereceu aos participantes, em parceria com o Rotary Club, a possibilidade de realização de testes de Hepatite B e C.
“Só no dia de hoje foram feitos 113 testes B e 113 C, sendo que nenhum testou positivo”, revelou Maria Olivia Barroso, coordenadora do Projeto Hepatite Zero na região Cioeste, que engloba os municípios de Santana de Parnaíba e Jandira, entre outros.
Visando erradicar a hepatite no país até 2030, o Ministério da Saúde, o Rotary e as Secretarias Municipais de Saúde, firmaram parceria para que a população seja testada e , uma vez identificada a doença, o portador deve ser encaminhado para tratamento.
De acordo com o Rotary, Santana de Parnaíba já efetuou 2724 testes B e 2724 C.
Leia também: Estudo alerta para necessidade de doses de reforço contra covid-19
Foto / Texto: SECOM – Santana de Parnaíba