Santana de Parnaíba terá unidade para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Santana de Parnaíba terá unidade para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

0 0
Read Time:2 Minute, 36 Second

A cidade de Santana de Parnaíba está prestes a dar um importante passo no atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Secretaria de Saúde do município anuncia a fase final de adequação do Espaço de Referência ao Autismo, uma unidade dedicada a oferecer atendimento qualificado e integrado para as necessidades específicas das pessoas com TEA.

O espaço localizado na Rua Topázio, 65, no Jardim Parnaíba, o novo centro de referência ocupará um prédio de quatro andares, com uma área total de aproximadamente de 1 mil metros quadrados. A unidade oferecerá serviços gratuitos, melhorando a qualidade de vida dos usuários com TEA e de seus familiares através da rede pública municipal.

O Espaço proporcionará desde o diagnóstico até o tratamento contínuo, com um atendimento multidisciplinar que inclui neuropediatria, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia, fonoaudiologia, neuropsicologia, serviço social, enfermagem e educação física. Mais de 30 profissionais técnicos, além de uma equipe de apoio administrativo, estarão envolvidos.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, há 1.215 crianças e adolescentes e 125 adultos diagnosticados ou com suspeita de TEA em Santana de Parnaíba. Atualmente, 40% das crianças e adolescentes com TEA são atendidas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS II) e outras 15% na Rede de Atenção Primária em Saúde (UBS).

Inicialmente, o novo centro de referência focará no diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos. Em uma segunda fase, o atendimento será expandido para incluir adultos conforme a necessidade.

A estimativa é que o centro realize cerca de mil atendimentos mensais à medida que os serviços sejam implantados progressivamente. Além dos serviços clínicos, o centro prevê a implementação de projetos e atividades em parceria com outras secretarias e instituições, destacando o apoio da Secretaria da Mulher e da Família na realização deste objetivo.

Sobre o TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um termo que engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento, cujas características envolvem alterações qualitativas e quantitativas da comunicação (linguagem verbal e/ou não verbal), da interação social e do comportamento caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com interesses restritos.

Nos últimos anos, os dados sobre a prevalência do TEA têm mudado bastante, com aumento importante do número de casos, o que vem sendo alvo de constantes discussões, visto que tais dados refletem a possibilidade do real aumento dos casos ou de uma maior capacidade de identificação a partir da ampliação dos critérios diagnósticos. Estatísticas americanas, apresentadas pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), passaram de 1:150, em 2000, para 1:88, em 2012 e 1:36 em 2023.

Leia também: Santana de Parnaíba faz triagem de 100% do lixo coletado e se destaca na gestão de resíduos sólidos


Fonte/Foto: SECOM-PMSP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *