Os eleitores que pretendem votar nas eleições gerais de outubro têm até a próxima quarta-feira (04/05) para regularizar a situação na Justiça Eleitoral ou tirar o título de eleitor. A partir de 4 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita.
A regularização do título de eleitor pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para verificar sua situação, o eleitor deve entrar no site do TSE e checar se há algum débito em seu nome pela aplicação de multa por não ter votado em eleições anteriores, caso mais comum de irregularidade.
O prazo também vale para quem vai pedir a primeira via do documento para votar pela primeira vez, fazer a transferência de local de votação ou a atualização de dados pessoais.
O pedido de transferência do local de votação também pode ser feito pelo site do TSE. A medida se aplica aos brasileiros que mudaram de cidade. Entre as regras, é necessário que o eleitor esteja morando no município há pelo menos três meses.
Para tirar o título de eleitor, primeiramente é necessário digitalizar os seguintes documentos:
- Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
- Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
- Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
- Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (para homens com 19 anos que ainda não tenham título eleitoral)
Feito isso, acesse a página do Título Net e clique no link iniciar seu atendimento a distancia.
Vídeo publicado pelo TSE mostra o passo a passo para tirar o título. Clique Aqui
Por Edson Mesquita Jr/ZH Digital – Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr/Ag. Brasil