A maioria dos parlamentares da Câmara Municipal de Barueri devem trocar de partido na próxima janela partidária para disputar a reeleição em 2024.
Com a acirrada disputa política pela prefeitura de Barueri por Rubens Furlan, que apoia a pré-candidatura de seu vice-prefeito, Beto Piteri, e pelo ex-prefeito Gil Arantes, que após anunciar que não disputaria novas eleições, decidiu concorrer pela 4ª vez, as negociações por apoio de partidos devem definir as filiações dos vereadores no próximo ano.
Até o momento, do total de 21 vereadores, apenas 1 decidiu deixar a base do governo Furlan e Piteri para integrar o grupo de oposição. Os demais, em sua grande maioria já declararam que estarão ao lado de Beto Piteri na disputa pela prefeitura. Nos bastidores, também circula que dos 21 vereadores, um total de 5 devem trocar de lado.
Veja abaixo o atual partido de cada vereador e as possíveis mudanças:
Vereadores PDT
O PDT é a sigla que possui o maior risco de perder vereadores, no momento contém 4 parlamentares no partido, mas devido a disputa pela presidência do partido estar aberta entre o governo e a oposição, dependendo do resultado, os vereadores devem deixar a legenda.
O presidente da Câmara, vereador Toninho Furlan, deve deixar o partido caso a oposição consiga o apoio da legenda, desta forma, Toninho deve se filiar el algum partido que apoia à pré-candidatura de Beto Piteri.
A vereadora Dr. Claudia deve deixar o partido para se filiar ao PL (Partido Liberal), que possuí seu marido, Dr. Antônio, como presidente. O líder do governo na Câmara, vereador Thiago Rodrigues, deve seguir os passos de Toninho Furlan e deixar o partido caso a legenda vá para oposição.
O vereador Ornedo Neves, também deverá trocar de legenda seguindo os passos de Toninho e Thiago, mas, no momento não expressou para qual partido poderá ir.
Vereadores PSDB
O partido também possui 4 parlamentares, mas neste caso, alguns vereadores já mencionaram nos bastidores a vontade de deixar a sigla. O vereador Fabião, já declarou até na tribuna do parlamento municipal que deve deixar o PSDB, se filiar e assumir a presidência do MDB em Barueri.
Nos bastidores, o vereador Allan Miranda vem dizendo que caso Beto Piteri troque de partido, acompanhará o vice-prefeito e também se filiar. As especulações é que Piteri se filie ao Partido Republicanos.
As vereadoras, Mary Rodrigues e Cris da Maternal, no momento não expressaram o desejo de mudar de legenda.
- Leia mais: “Estou no grupo do Furlan e apoio à pré-candidatura de Beto Piteri”, afirmou o vereador Wilden
Vereadores Republicanos
Com 2 parlamentares, ao contrário dos demais partidos, os vereadores Zé de Melo e Wilson Zuffa, que também é o presidente da legenda na cidade, não devem deixar o partido. No caso do Republicanos, é possível que o partido receba outros parlamentares no próximo ano, inclusive a filiação de Beto Piteri.
Vereadores PTB
O partido deve perder ao menos um parlamentar, o vereador Reinaldo Campos aceitou o convite de Jonatas Randal e deve se filiar durante a janela partidária ao partido Progressistas. O vereador Wilden da Silva ainda não expressou o desejo de deixar a legenda.
O vereador Kéu Oliveira tem demonstrado a vontade de trocar de legenda, na tribuna tem defendido em inúmeras vezes o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, deste modo, circula que o parlamentar deve se filiar ao PT.
- Leia mais: “Tem que odiar nossa cidade para votar em certo candidato” disse Rubens Furlan; Veja o vídeo
Vereadores União Brasil
Após Gil Arantes se manter na presidência do partido, a legenda deve perder os três os parlamentares. Os vereadores Kascata, Tania Gianeli e Rafael Carvalho devem deixar a legenda e se filiar em algum partido que apoia à pré-candidatura de Beto Piteri.
Vereadores PRTB, Avante, PL, SD e PSC
O vereador Leandrinho Dantas, atualmente único parlamentar na oposição, deve permanecer no PRTB após a troca da presidência da legenda, devido ao partido estar na base de apoio ao ex-prefeito Gil Arantes. O vereador do Avante, Levi Gonçalves, deverá deixar o partido, a legenda apoia a oposição, deste modo, o parlamentar deve se filiar em algum partido que apoia à pré-candidatura de Beto Piteri.
O vereador Hélio Junior pode deixar o PL, caso o partido deixe a base do governo, assim, o parlamentar deve se filiar em algum partido que apoia à pré-candidatura de Beto Piteri. Os vereadores, Rodrigo Rodrigues do PSC e Robertinho Mendonça do SD, devem permanecer em seus partidos, na base do governo e apoiar Beto Piteri em 2024.
Leia também: Camilo Cristófaro deve escapar de cassação por fala racista após absolvição na Justiça
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Barueri