A Prefeitura dará início a uma obra na Aldeia de Barueri onde se estabelecerá a nova Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
De acordo com a Secretaria da Família (Sefam), responsável pelos programas da Prefeitura destinados à terceira idade, o projeto da obra foi feito a partir de consultas com os profissionais especializados no atendimento de idosos, levando em consideração todos os detalhes em cada ambiente visando o melhor para essas pessoas.
O novo espaço terá capacidade para 52 vagas e contará com uma equipe altamente capacitada com cuidador, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista e cozinheiro.
Critérios de atendimento
O ingresso do idoso ou idosa em situação de vulnerabilidade social ao novo ILPI será feito depois de uma avaliação caso a caso, por meio de uma visita técnica com uma equipe composta por psicólogo, assistente social e enfermeiro. Nessa visita serão verificadas todas as condições do idoso.
Posteriormente, uma equipe multidisciplinar analisará os resultados das averiguações realizadas para decidir quem poderá ser transferido pra o novo espaço. Novos lugares abrem em caso de óbito, desistência ou eventual ampliação das vagas.
Asilo municipal
Atualmente, a Prefeitura de Barueri, em parceria com o Grupo Vida, mantém a ILPI que atende 42 idosos. Desde 2003, o serviço oferece atendimento global e multiprofissional, proporcionando ao residente maior autonomia e independência na realização das atividades do dia a dia.
A Sefam também tem outros programas destinados à população da terceira idade, como o Vincular, que atende 111 moradores em seu domicílio com equipes de cuidadores e especialistas multiprofissional. Já o programa Equilíbrio atende 105 idosos com serviço social e psicologia, palestras, rodas de conversa, passeios, espaço do saber e das artes, mídia digital e atendimento com fisioterapeuta e educador físico, proporcionando mais autonomia aos atendidos.
Fonte/foto/texto: SECOM-Barueri